Fronteira de Neckar-Oden

Mapa com a localização da Fronteira de Oden (linha vermelha a esquerda) com torres de vigilância, castros, assentamentos ou ruínas identificadas de uma villa rustica, bem como identificação de seções militares. Na direita da figura a denominada linha posterior da fronteira, que substituiu em aproximadamente 160/165 a Fronteira de Neckar-Oden.

Fronteira de Neckar-Oden é um termo comum empregado para referir-se a duas seções da Fronteira da Germânia romana, embora provavelmente não tenham sido utilizados na mesma época. Era Formada pela Fronteira de Oden ao norte, com castros, torres de vigilância e paliçadas ligando o rio Meno ao rio Neckar, e a Fronteira do Neckar ao sul. Resultados de pesquisas atuais lançam outras interpretações neste estudo, de tal forma que este ponto de vista será relativizado.[1]

  1. Stephan Bender: Unser Bild vom Neckarlimes: bald nur noch Geschichte?[ligação inativa] (PDF; 6,0 MB). In: Archäologie in Deutschland. 3/2011, Theiss, Stuttgart 2011, ISSN 0176-8522, p. 38f.

© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search